quinta-feira, 28 de maio de 2009

A D.ª Beatriz.

Tem 84 anos, mas tem a memória mais viva do que a de metade dos que neste blog participam. Vive mesmo ao pé do Cabrita, e quem tiver oportunidade para lá passar, acho que deve fazê-lo. Sò não me lembro do número da porta. (Lá está... Ai, esta memória...)
Enfim, dizia eu que qualquer pessoa devia visitar a velha senhora, mas tomai cuidado. Quem lá for, que leve pelo menos três horas de disponibilidade, não vá a D.ª Beatriz ter que deixar a história da sua vida a meio. Sim, porque em pouco mais de uma hora de conversa, (ou melhor, de monólogo esporadicamente intercalado com automáticos acenos de cabeça e alguns "Não se preocupe, que a gente veio cá mesmo para conversar consigo"), ficámos a saber a história do seu casamento; da vida e morte do marido, com todos os pormenores ("Estava eu a abotoar-lhe o segundo botão do pijama..."); da sua desafortunada queda e de todos os meses de fisioterapia, os nomes dos vários médicos que a trataram, a sua alegada depressão (cuja existência se lhe afigurou evidente depois de um programa da Maria Elisa, "Parece-me que foi há cinco semanas...")... Mas estou certo de que muito ficou por contar. A modos que, para que um dia possamos todos ser novelistas de sucesso, apelo para que todos visitem a D.ª Beatriz. E, já agora, levem-lhe um docinho, qualquer coisa, até pode ser aletria.

2 comentários:

  1. Jorge Miguel, tá lindo, lindo, lindo.
    A D. Beatriz é um grande senhora... quero adoptá-la como minha avó de coimbra! :D

    Eu ouvi as histórias pela 2ª vez... e acho q me sinto capaz de as ouvir uma terceira vez! Tomara eu ter a energia desta senhora e as histórias q ela tem para contar aos 84 anos :)

    Foi um grande dia dos vizinhos!!
    Viva a Corpo de Deus e os seus habitantes fantásticos!

    bjinho

    ResponderEliminar
  2. a D. Beatriz é uma querida e sei que ficará feliz com uma simples visita e oportunidade de partilhar as histórias de uma vida, nem é preciso docinho xD fez bem a todos aquela visita!

    ...tou para aqui a tentar lembrar-me da frase do Romeiro, mas enfim, aquela memória é bem melhor que a minha!!! :D

    ResponderEliminar